top of page
Foto do escritorEquipe DF

4 cuidados ao escolher um lote para sua residência

Atualizado: 18 de fev.


Fazenda Itapety - Mogi das Cruzes
Fazenda Itapety - Mogi das Cruzes

Quando começamos a pensar em construir uma residência, primeiro começamos a ver os mais variados lotes. É comum que no meio da infinidade de opções de compra, o proprietário fique em dúvida em qual deve escolher.


Mas primeiro, vamos introduzir os tipos de lote (quanto a sua topografia) para que não fiquem perdidos nas nomenclaturas:



Lote plano: lote com pouco (ou nenhum) relevo;

Lote em aclive: lote em que a parte de trás é mais elevada que a frente.

Lote em declive: lote em que a frente é mais alta que os fundos;


Tipos de lote
Tipos de lote

Aqui nesse artigo, listaremos 4 dicas essenciais para auxiliar na escolha do lote que mais se encaixa em seu perfil. Vamos lá?


1 – Quanto você pretende gastar?


A primeira, e uma das mais valiosas dicas é uma pergunta, que é: quanto você pretende gastar?


A escolha do lote influencia diretamente no tipo de projeto, visto que sempre buscamos aproveitar a topografia para trazer economia e volumetria ao projeto. Se você estiver buscando por lotes que tragam residências mais econômicas, o ideal são lotes planos. Se sonha em ter uma piscina com borda infinita, o lote mais ideal para você é o lote em declive. Agora se busca lote com preços mais atrativos, o lote ideal é o lote em aclive.

É importante destacar que cada tipo de lote possui suas vantagens e desvantagens, mas se listarmos todos aqui, ficaria uma leitura muito densa


2 – Cuidado com o lote “barato demais”


Quase sempre buscamos um bem ou produto baseado no custo-benefício. No caso dos lotes, nem sempre o mais barato é o mais vantajoso para você.


Muitos lotes que possuem o valor bem mais em conta que os demais podem apresentar uma complexidade perante a construção ou até mesmo a aprovação de projetos no mesmo, como por exemplo uma grande quantidade de árvores que precisarão de uma aprovação especial junto às secretarias de meio ambiente. Ou até mesmo um lote próximo a uma nascente, o que limitará demais o projeto.


Tome cuidado para que a escolha do lote não te traga dor de cabeça no futuro.



3 – Avalie a localização


Essa é uma dica que muitas vezes passam por despercebido nas pessoas. A localização do lote pode ser divida em duas etapas: a localização do lote no condomínio/bairro, e a escolha de qual bairro/ condomínio escolher.


Localização do lote no condomínio/bairro


A localização do lote no condomínio/bairro tem mais a ver com o perfil de cada pessoa. Quem gosta mais de sossego, deve evitar escolher lotes muito próximos a locais públicos, como praças, parques e etc. Por mais confortante que seja estar próximo a um local assim sempre temos que lembrar que o acesso ao público pode trazer barulhos, confusões e perturbações a quem reside com certa proximidade do local. Mas para quem gosta de agitação, a situação contrária pode ser vantajosa.


Lotes mais próximos a natureza, como o fundo ser reserva (vegetação) ou ter vista para lagos/lagoas tendem a ser mais caros que os demais. E assim vai.


Escolha de qual bairro/ condomínio


Essa questão também varia bastante de perfil para perfil. Há aqueles que querem refúgio da cidade e buscam lotes em locais mais afastados; outros buscam lotes em áreas mais urbanas.


O que se deve ponderar ao escolher o bairro/condomínio é a distância para o local de trabalho, se quer paz ou agitação, se possui serviços próximos ou não, ou alguma outra característica que julga com importância.


4 – Estética


A última dica e tão importante quanto todas as outras é a estética. Qual o tipo de projeto que você gosta?


Certos lotes, para alcançar o tipo de estética que deseja, será necessário arcar com um valor muito maior.


Um exemplo: João gosta de casas térreas e sonha em ter uma residência desse tipo, porém comprou um lote com declive acentuado pois o mesmo possuía um valor mais competitivo que os demais. Ao se fazer uma casa térrea em um lote em declive, será necessário um alto valor com lajes e estruturas para apoiar a casa no lote – isso seria diferente caso o lote escolhido fosse plano.


Quanto mais referências de projeto buscar, melhor. O corretor de imóveis, ou mesmo um arquiteto, poderá indicar o lote que possibilitará alcançar o seu sonho.


Podemos notar que das dicas que mencionamos, todas elas esbarram na questão do valor a ser investido. Ao se escolher o lote, são necessários muitos cuidados para evitar problemas futuros.


Sabemos que a escolha de um lote é difícil e que o valor investido é alto. Portanto, caso estejam precisamos de alguma consultoria para dar aquele auxílio na escolha do lote, podem contar conosco, auxiliaremos você!




Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page